Quantidade de Páginas visitadas

COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

 




IDENTIFICAÇÃO

Colégio Estadual Duque de Caxias - Ensino Fundamental e Médio, situado à Rua Santa Catarina S/N, na cidade de Nova Olímpia, mantido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.


LOCALIZAÇÃO

Rua Santa Catarina S/N
Fone fax (44) 3685-1310



HISTÓRICO


                                                                                                                    

O Colégio Estadual Duque de Caxias, obteve sucessivos atos oficiais, gerando mudanças de modalidade de ensino e de nomenclatura.

A denominação “Duque de Caxias”, recebida por este estabelecimento por ocasião de sua criação em 1969, é em homenagem ao patrono do exercito brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, que se tornou um vulto pelas suas vitórias em batalhas no Período Colonial.

Na época de sua criação o cargo de Direção foi ocupado pelo Sr. Alcides Afonso dos Santos. Faziam parte do corpo docente os professores: Ignez Américo Gonçalves Camilo, Zoraide do Amaral, Zenaide do Amaral, Izabel Cristina Batista Alves, Valdecir Custódio, Valdecir dos Reis, Antonieta Rosa da Fonseca e Diva Montovani.

Sua criação se deu através do Decreto nº 17084/69 de 30/10/1969 com a denominação de “Grupo Escolar Duque de Caxias”, oferecendo as quatro séries iniciais (1ª a 4ª séries). Com a aprovação do Plano de Implantação de 1º Grau, pela Resolução 1960/77 de 26/10/77. Em 14/06/78, recebe a denominação de “Escola Duque de Caxias – Ensino de 1º Grau”.

No ano de 1978, foi autorizado o funcionamento, no mesmo prédio, o “Colégio Rui Barbosa”, de nível de educação profissionalizante com os cursos de Magistério e Contabilidade.

Com o Decreto nº 2474/80 de 12/06/80, ocorre a junção do Colégio Rui Barbosa e Escola Duque de Caxias, constituindo um único estabelecimento com a denominação de “Colégio Estadual Duque de Caxias – Ensino de 1º e 2º Graus”, com as modalidades de 1ª a 4ª séries e o profissionalizante de Magistério e Contabilidade de 2º Grau. O mesmo decreto cria na escola o Curso de Técnico em Contabilidade e o Curso de Magistério com três séries.

Pelo decreto nº 4020/92 de 12/11/92, houve a suspensão definitiva das atividades escolares da Escola Duque de Caxias – Ensino de 1º Grau, de 1ª a 4ª séries, ocorrendo a municipalização deste grau de ensino, tal nível de ensino passou a ser ofertado pela “Escola Municipal Maria Rodrigues Travaglia – Ensino de 1º Grau”.

Com o Decreto nº 4220/92 de 20/11/92, houve a junção das escolas estaduais do município: Escola Estadual Castro Alves, de 5ª a 8ª séries e o Colégio Rui Barbosa de 2º Grau, passando a denominar-se Colégio Estadual Duque de Caxias – Ensino de 1º e 2º Graus, atendendo as modalidades de 5ª a 8ª séries e 2º Grau, com os cursos de Magistério e Contabilidade, utilizando-se deste prédio. Enquanto que a escola municipal utilizaria o prédio antes utilizado pela “Escola Estadual Castro Alves”.

Pelo Decreto nº 2285/93 de 27/04/93, autoriza-se o funcionamento da 4ª série de Contabilidade com o título de habilitação de Técnico em Contabilidade e 3ª série com habilitação de Auxiliar de Contabilidade. Ao mesmo tempo ocorre a aprovação da proposta de habilitação de Magistério Noturno, com duração de 4 anos.

O primeiro reconhecimento do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries no Colégio Estadual Duque de Caxias ocorreu pela Resolução nº 5368/94 de 09/11/94.

Pelo Decreto nº 2456/97 de 15/07/97 autoriza-se o funcionamento do Ensino de 2º Grau regular – Educação Geral.

Através do decreto nº 3120/98 passa a ser denominado de Colégio Estadual Duque de Caxias – Ensino Fundamental e Médio.

Em 13/08/2002, pelo Decreto nº 3335/2002, cessa definitivamente o Curso de Habilitação de Técnico em Contabilidade e Magistério.

Através da Deliberação 02/03 de 24/03/2003, autoriza-se a abertura de demanda para Professor PAP (Professor de Apoio Permanente) para atender aluno cadeirante, com deficiências físicas causadas por paralisia cerebral. No estado do Paraná, este Colégio foi pioneiro nesta modalidade de atendimento de 5.ª a 8.ª série e Ensino Médio.

Pela Resolução nº 1314/04 de 01/04/2004, a SEED autoriza a abertura da primeira Sala de Recursos do Estado do Paraná na Área de Deficiência Mental e Distúrbio de Aprendizagem para atender alunos do Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries. Com vinte horas de funcionamento que beneficiava apenas alunos do período matutino. Em 2006, a carga horária foi ampliada, autorizando-se mais vinte horas semanais para atender alunos com necessidades especiais matriculados no período vespertino. Atualmente são atendidos vinte dois alunos em contra turno nesta modalidade de ensino.

Este colégio, desde sua fundação atende educandos proveniente do meio rural e urbano. Os estudantes do período noturno são jovens trabalhadores. Desde a sua criação recebe grande número de alunos do município de Cruzeiro do Oeste, Distrito de São Silvestre, do Distrito de Santa Felicidade, pertencente ao município de Tapira e ainda, do município de Maria Helena, o que justifica-se pela proximidade destes à sede do município de Nova Olímpia, motivados pela qualidade de ensino e regularidade do transporte escolar.

Atualmente a instituição oferta as seguintes modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, 5.ª a 8.ª séries, períodos matutino e vespertino, somando um total de quatorze (14) turmas; 438 alunos matriculados. No Ensino Médio, estão matriculados trezentos e seis (306) alunos em nove (9) turmas e dois turnos, vespertino e noturno. Período vespertino: cinco turmas. Período noturno: quatro turmas.

No ano de 2006 contamos também com duas Salas de Apoio à Aprendizagem para atender alunos de 5.ª séries que apresentavam dificuldades de aprendizagem na Língua Portuguesa e Matemática, especialmente dificuldades na leitura, na escrita e no cálculo. As referidas salas funcionaram nos períodos vespertino e matutino. Foram atendidos em média vinte (20) alunos em cada turno. No ano de 2007 não foi aberta a sala por falta de demanda. Em 2008, foi reaberta a sala de Apoio à Aprendizagem por ter previsão de necessidades desse serviço pedagógico.


O currículo está organizado por disciplina. A parte diversificada da matriz curricular está composta pela disciplina de inglês, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.

No ano de 2006, houve alteração na Matriz Curricular obedecendo a instrução N.º 015/2006 – SUED/SEED e Deliberação N.º 06/06, a entidade passa a ofertar obrigatoriamente, a partir do ano de 2007, o ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio.



IMAGENS




 







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito